30 de mar. de 2009

Comunicação Interpessoal Eficaz

CINCO ELEMENTOS CRÍTICOS

Existem cinco componentes que distinguem claramente os bons dos maus comunicadores. Tais componentes são: Auto-Imagem, Saber Ouvir, Clareza de Expressão, Capacidade para Lidar com Sentimentos de Contrariedade (Irritação) e Auto-Abertura

1. AUTO-IMAGEM ou AUTO-CONCEITO
fator isolado mais importante que afeta a comunicação entre pessoas é a sua auto-imagem - a imagem que têm de si mesmas e das situações que vivenciam. Enquanto as situações podem variar em função do momento ou do lugar, as crenças que as pessoas possuem acerca de si próprias estão sempre determinando seus comportamentos na comunicação. O eu é a estrela em todo ato de comunicação.Cada um tem, literalmente, milhares de conceitos a respeito de si mesmo: quem é, o que significa para seu meio social, o que faz e não faz, o que valoriza, no que acredita. Estas autopercepções variam em clareza, precisão e importância de pessoa para pessoa

A Importância da Auto-Imagem
A auto-imagem é o centro do universo do que ele é para ele, seu quadro referencial, sua realidade pessoal, o seu ponto de vista particular. É um visor através do qual ele percebe, ouve, avalia e compreende todas as coisas. É o seu filtro individual do mundo que o cerca.

A Baixa Auto-Imagem
A auto-imagem de uma pessoa afeta sua maneira de se comunicar com os outros. Um autoconceito forte, positivo, é necessário para haver interações seguras e satisfatórias. Por outro lado, uma baixa auto-imagem, freqüentemente modifica a percepção dos outros quanto a sua performance, o que gera sentimentos de insegurança no seu relacionamento interpessoal.

Alguém que tenha a seu próprio respeito uma impressão negativa poderá encontrar dificuldades em conversar com outros, em se posicionar numa discussão ou reunião, em admitir que está errado, em expressar seus sentimentos, em aceitar críticas construtivas que lhe forem feitas ou em apresentar idéias diferentes das dos outros. Sua insegurança o leva a temer que deixem de apreciá-lo se discordar deles.

Formação de Auto-Imagem
Da mesma forma que o autoconceito que alguém tem sobre si mesmo afeta sua capacidade de se comunicar, a comunicação que trava com outros modela também sua auto-imagem. Uma vez que o homem é, antes de tudo, um ser social, ele forma os conceitos acerca do seu próprio eu a partir de suas experiência com outros seres humanos.O autoconceito constitui um fator crítico para que alguém seja um comunicador eficaz. Em essência, a auto-imagem de um indivíduo é delineada pelas respostas dos outros às suas posturas e posicionamentos

2. SABER OUVIR
Toda a aprendizagem relativa à comunicação tem focalizado as habilidades de expressão oral e de persuasão. Até a bem pouco tempo dava-se pouca atenção à capacidade de ouvir. Esta ênfase exagerada dirigida para a habilidade de expressão levou a maioria das pessoas a subestimarem a importância da capacidade de ouvir, em suas atividades diárias de comunicação.O ouvir, naturalmente, é algo muito mais intricado e complicado do que o processo físico da audição, ou de escutar. A audição é um processo físico-biológico, enquanto que o ouvir implica num processo intelectual e emocional que integra dados (inputs) físicos, emocionais e intelectuais na busca de significados e de compreensão. O ouvir eficaz ocorre quando o "destinatário" é capaz de discernir e compreender o significado da mensagem do remetente. Só assim é atingido o objetivo da comunicação

3. CLAREZA DE EXPRESSÃO
Ouvir eficazmente é uma habilidade necessária e negligenciada na comunicação, porém muitas pessoas consideram igualmente difícil dizer aquilo que querem dizer ou expressar aquilo que sentem. É que, com freqüência, elas presumem simplesmente que o outro compreende a sua mensagem, mesmo que sejam descuidadas ou confusas em sua fala. Parecem achar que as pessoas deveriam ser capazes de ler as mentes uns dos outros. E, esta suposição é uma das maiores barreiras ao êxito da comunicação humana

Uma Tábua "Mais Comprida":
Há o "caso" criado numa família quando o pai mandou que seu filho fosse ao depósito de madeira pegar uma tábua "mais comprida". A criança pensou saber o que seu pai desejava e, obedientemente, dirigiu-se ao depósito, no entanto, a tábua "mais comprida" que trouxe ainda era curta, cerca de quarenta centímetros. O pai ficou zangado e acusou o filho por sua "burrice" e por não tê-lo ouvido. Ele simplesmente presumira que, se ele sabia o que queria dizer por "mais comprida", seu filho também saberia. Ele não se importara em comparar a sua interpretação com a de seu filho.

O comunicador deficiente deixa que o ouvinte adivinhe o que ele quer dizer, partindo da premissa de que está, de fato, comunicando. Por sua vez, o ouvinte age de acordo com suas adivinhações. O resultado óbvio disto é um mal-entendido recíproco.

Para se chegar a resultados ou objetivos planejados as pessoas precisam se comunicar satisfatoriamente.

Um Comunicador Eficaz O indivíduo capaz de comunicar aos outros - de forma eficaz - aquilo que quer dizer, tem formado na mente uma imagem perfeita daquilo que está tentando expressar. Ao mesmo tempo ele pode esclarecer e detalhar aquilo que está dizendo. Ele demonstra boa receptividade ao "feedback" que lhe é dirigido e o utiliza para orientá-lo em seus esforços posteriores de comunicação

4. CAPACIDADE PARA LIDAR COM SENTIMENTOS DE CONTRARIEDADE (irritação)
A incapacidade de alguém para lidar com manifestações de irritação e contrariedade resulta, com freqüência, em curtos-circuitos na comunicação

Repressão
Algumas pessoas "administram" sua irritação recalcando-a, pelo receio de que o outro possa reagir da mesma forma. Tais indivíduos tendem a pensar que a manifestação de uma reação emocional desfavorável resultará numa ruptura. Eles podem sentir-se contrafeitos até mesmo quando os outros tão somente discordam deles.

Expressão
A exteriorização das emoções é importante para construir bons relacionamentos com os outros. As pessoas precisam expressar seus sentimentos de tal modo que eles influenciem, remodelem e modifiquem a si próprias e aos outros. Elas precisam aprender a expressar sentimentos de ira de forma construtiva e não destrutivamente. As seguintes orientações podem ser úteis:* Esteja alerta para suas emoções.* Admita suas emoções. Não ignore ou renegue.* Seja dono de suas emoções. Assuma responsabilidade pelo que fizer.* Investigue suas emoções. Não procure "vencer" uma discussão, ou "dar o troco".* Relate suas emoções. A comunicação consistente significa uma combinação satisfatória entre o que você está dizendo e aquilo que está vivenciando.* Integre suas emoções, o seu intelecto e a sua vontade. As emoções não devem ser reprimidas. Devem ser identificadas, observadas, relatadas e integradas. Aí então as pessoas podem fazer instintivamente os ajustamentos necessários.

5. AUTO-ABERTURA
É a capacidade de falar total e francamente a respeito de si mesmo - é necessária à comunicação eficaz. A pessoa não pode se comunicar com outro ou chegar a conhecê-lo a menos que se esforce pela auto-abertura. Este, sem dúvida, é um processo recíproco. Quanto mais eu sei a seu respeito e quanto mais você sabe a meu respeito mais eficaz e mais eficiente será a nossa comunicação

A Dinâmica da Confiança
A dinâmica do medo pode ser substituída pela dinâmica da confiança. Ninguém está inclinado a se empenhar pela auto-abertura numa situação ameaçadora. A auto-abertura só tem lugar numa atmosfera de boa-vontade. Às vezes, é necessário que uma pessoa assuma o risco de revelar-se para estimular boa vontade noutras pessoas. Confiança gera confiança, auto-abertura gera auto-abertura.

O comunicador eficaz é aquele que consegue criar um clima de confiança em que a abertura recíproca pode florescer.Resumindo, a comunicação eficaz tem por base estes cinco componentes: uma auto-imagem adequada, a capacidade de ser ouvinte, a habilidade de expressar claramente os próprios pensamentos e idéias, a capacidade de lidar com emoções tais como a ira, de maneira funcional, e a disposição para se expor, para se revelar aos outros.

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